Twitter EdivandosReis

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Igreja, cadê sua língua? por Magno Aquino.

Igreja, cadê sua língua?

 

As questões que povoam a vida da Igreja tem, invariavelmente, recebido tratamento raso e nenhum cuidado; respostas prontas exaustivamente repetidas, e do outro lado do púlpito ouvidos cansados e ansiosos por palavras que façam algum sentido e satisfaça-lhes a fome de concretude e profundidade.

 

Vivemos, nós a Igreja, de esperança, a esperança viva e nova que emana da obra e vida de Jesus, o Cristo de Deus; Ele próprio a razão da nossa fé, se quisermos uma resposta absoluta e sem rodeios.

 

A minha vivência produz respostas satisfatórias a respeito da esperança estampada na minha rotina? A minha alegria é irrepreensível? Meu júbilo é franco? Atraente é a esperança em mim? Repetimos respostas e reeditamos fórmulas neopentecostais de duvidosa aparência e duvidosa eficácia; a Igreja se perde em devaneios tolos de crescimento e desaponta rebanhos inteiros.

 

A Igreja sequer olha pra trás, pra se perguntar sobre o que restou de verdadeiro no seu discurso; pergunto-me se na minha diária pregação ainda há elementos coerentes com as palavras do Cristo.

 

Sobre o que falamos mesmo?

 

Há uma desqualificação na mensagem e nas obras da Igreja, que perde a autoridade na mesma proporção em que perde a vitalidade da esperança.

 

Outra pergunta: A nossa pregação responde responsavelmente às angustiadas necessidades das pessoas que ainda nos ouvem? Quando indagados acerca da razão da fé anunciada, o que temos de substancial pra dizer?

 

Nossas fórmulas copiadas às pressas dos manuais neo-gospel até fazem certo sucesso nas noites de domingo, pra logo na segunda sentirmos fome; esquecemos a pregação do Evangelho que cura, liberta, conforta e salva do inferno e fazemos sinais de fumaça. Empolgamos sem, no entanto responder; dissimulamos com aparência de santidade.

 

Que ninguém duvide das nossas intenções, ninguém diga que não estamos nos esforçando, pois estamos e muito; gastamos tempo, recursos e energia estudando, planejando formas de suprir o alimento e a segurança do rebanho; mas é patente o nosso cotidiano fracasso. Andamos às cegas, à míngua.

 

Ouço e leio críticas à igreja em qualquer lugar, contundentes e ferozes às vezes; e ainda que tais críticas careçam de profundidade de conhecimento, é um questionamento que a própria Igreja deveria começar.

 

Qual a nossa relevância e contundência? Questionar a Igreja é prerrogativa da Igreja; cabe ao homem cristão e à mulher cristã contestar o modelo de santidade vendido por aí. Nem de muito perto é perceptível nosso processo de similaridade com o varão perfeito.

 

O que há de real consolidado do testemunho da graça no meu cotidiano e, por conseguinte na vida da Igreja?

 

É imaturo crer ser minha intenção responder sozinho ou em nome da Igreja; há em mim uma diária peleja à procura das pessoas de Deus no meio do povo de Deus e caminhar, perto e ao lado.

 

Sem furtar-nos de anunciar em todo lugar e tempo a mensagem da cruz, é urgente olharmos pra dentro, vasculhar nosso vocabulário e descobrir as nossas estéreis e vãs repetições, avaliá-las coma ajuda do Espírito Santo pra reformular as respostas, eliminar parte do arsenal e sua inutilidade.

 

Um rebanho desnutrido não sobreviverá aos mais rudimentares questionamentos ateus e existencialistas, a crítica é revitalizada pela pequenez das nossas respostas.

 

Qual a razão da nossa esperança? Ainda esperamos? Precisamos ser francos e assumir que respostas honestas e satisfatórias foram esquecidas; sobraram frases prontas aprendidas nas campanhas e palavras de ordem repetidas por gente que não tem o que falar.

 

As pessoas continuarão procurando no ajuntamento dos crentes por respostas e por refrigério, e encontrarão quando voltarmos o nosso olhar pra elas, e olharmos com a mesma compaixão e interesse que identificavam Jesus.

 

Teremos como explicar a fé quando refletirmos a partir das afirmativas herdadas pela Igreja quando esta era a mais perfeita tradução do esplendor do noivo, Jesus, Esperança Nossa.

 

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Qual o Ministerio do Caio Fábio??

Respostas certas ...

 


Atenciosamente

Edivan Pimentel dos Reis
e-mail, MSN, Facebook, Orkut: edivan_reis@oi.com.br
Skype: edivan.reis / Twitter: @edivandosreis
www.edivandosreis.blogspot.com
Telefone: (71) 9144-7509

Salvador - Ba

 

De: Marcelo Quintela [mailto:marceloquintela@caiofabio.net]
Enviada em: segunda-feira, 27 de junho de 2011 13:33
Para: 'Sidney Danilo'
Assunto: RES: Qual o Ministerio do Caio Fábio??

 

Mano, respondo algo dentro do teu próprio texto. Fica com Deus. Abração.

 

De: Sidney Danilo
Enviada em: domingo, 26 de junho de 2011 17:21
Para: marceloquintela@caiofabio.net
Assunto: Qual o Ministerio do Caio Fábio??

 

Boa tarde Marcelo Quintela,

Sou um admirador do caminho da Graça e de alguns pastores que ali possuem.

Mas responda-me uma coisa: O Ministério atual do Caio Fabio é ficar falando mal de outros pastores? Você acha que é esse mesmo o ministério atual do Caio? Acha de todo o coração?

Não consigo achar um vídeo dele onde o mesmo não fale de cagadas de igrejas e pastores e concordo com ele em quase tudo.

Danilo, você está procurando no lugar errado então. Digo isso com certeza. Pq “youtube”, “Orkut” e mídias outras tantas selecionam o que querem colocar conforme o desejo de quem o faz. Se vc tivesse um evangelho que pinçasse de Jesus somente as encrencas que teve com os fariseus, o que vc pensaria DELE? Se só tivéssemos de Paulo as cartas onde ele só faz reclamar sua autoridade apostólica contra a ação dos lobos que o denigrem, o que vc pensaria dele?


Então, ao invés de confiar no que querem te mostrar, pesquise DE VERDADE e deixe as perguntas para depois disso. Aliás, é assim que a Ciência me ensinou a fazer: primeiro pesquiso nas melhores fontes, depois tenho minhas impressões. Ora, meu irmão, entre na VEM E VÊ TV - VVTV  e não diga mais que não consegue achar um vídeo sem o que te incomoda.

Uma coisa é o que a “multidão” pensa, outra é aquela que É de fato e todo dia...

Te encorajo com todo carinho a entrar VVTV adentro vídeo a vídeo... Será muito edificante. Tenho certeza...

Mas será que antes dos problemas do Caio Fabio ele não fazia parte deste time???

Fazia? Vc leu os livros do Caio DESSA ÉPOCA pré-1998?

Abraços

 



--
O Caminho é uma pessoa, seu nome é Jesus!